Porque é pecado consumir drogas?

amy-antes-das-drogas Muitos fãs de Amy Winehouse ainda se recuperam do choque causado pela sua morte tão repentina, ao mesmo tempo que tão esperada.

Esse caso, como de tantos outros, deixam até aqueles que não curtiam seu trabalho, profundamente entristecidos ao verem a transformação que a dependência química pode causar.

Amy já era considerada uma das maiores cantoras da história, e realmenta o era. Dona de uma beleza exuberante, sua voz era de impressionar. Seu talento, incomparável. Afinal, é pecado usar drogas?


O YouCat, Catecismo Jovem da Igreja Católica, diz que:

"O prazer das drogas é um pecado, porque se trata de um ato que implica a autodestruição e constitui, portanto, um atentado contra a vida que Deus nos concedeu por amor.

Qualquer dependência humana de drogas legais (álcool, medicamentos, tabaco) e, ainda mais grave, de drogas ilegais é uma troca da liberdade pela escravidão; elas danificam a saúdem e a vida do consumidor e prejudicam ainda os que o rodeiam.

Quando o ser humano se perde e se esquece na embriaguês (e também no excesso de comida e bebida), quando se entrega à sua sexualidade ou conduz o automóvel com toda a velocidade, perde a sua dignidade e a sua liberdade humana e peca, deste modo, contra Deus.

É uma virtude saber lidar com as fontes de prazer de uma forma razoável, consciente e moderada." (p. 213)




Não queremos entrar na hipocrisia de simplesmente condenar quem já está sendo condenado pelas drogas. Mas, da mesma forma que Jesus sempre fez e faz, acolher nosso irmãos que perderam a virtude de que fala o YouCat: saber lidar com o prazer.

Qualquer jovem que se encontra nessa situação deve buscar, primeiro, em Deus a força e a graça de saber e poder reconhecer-se pecador. Só assim o segundo passo virá: GRITAR SOCOOOOOORROOOOO.


Precisamos saber que dependemos dos outros. Em casos como esse, a necessidade de ajuda pode ser ainda mais multiplicada. Afinal, vida só se tem uma. Sem contar que existem MILHÕES de casos de pessoas que conseguiram, com ajuda de outras, abandonarem o vício e vivem hoje vendendo saúde! Para Deus TUDO é possível. Agora, cada um ter que fazer sua parte!

Vamos aprender a viver da melhor forma. Viver A Verdadeira Vida em Deus!
                                           

 

2 comentários:

  1. Olá. Boa noite.
    Vi noutro site, que beber alguma coisa (vinho, cerveja, etc) com álcool, não é pecado (se for de maneira dosada)... Mas, não deixam de ser drogas!
    Então... Se o errado é o excesso; a maconha, por exemplo... Podem utilizá- la moderadamente?
    Essa questão me deixou confuso.
    Se puderem responder, agradeço.

    ResponderExcluir